segunda-feira, 21 de março de 2011

XI CAVALGADA DE SÃO JOSÉ DE MARIMBAS.

             No ano de 2001 aqui na cidade de Cachoeira dos Indios-Pb, iniciava-se a primeira cavalgada, que saía da sede da cidade , mais precisamente do fronte da Igreja Matriz. E alí no dia 19 de março daquele ano, as 7hs da manhã vimos reunidos uma plêiade de cavaleiros montados em seus cavalos, empolgados e anciosos para dar início a cavalgada que terminava no cruzeiro localizado no distrito de São José de Marimbas, o que acabou se tornando uma tradição marcada para o dia dezenove de março de cada ano.
             Um evento que, de início, se tratava de uma promessa feita por uma pessoa católica, que almejou uma graça diante do santo, que na tradição religiosa, é depositado as esperanças de uma jornada invernosa satisfatória. Que para os tão sofridos lavradores sertanejos, o dia dezenove  de março é como um ultimato para o inverno.
             A cada ano, a festa da cavalgada foi tomando proporções maiores, a administração pública começou a patrocinar o evento que hoje já é considerado um dos maiores em nosso município, digo isto, porque tambem já temos: o São João fora de época e tambem a tão badalada festa de emancipação política (dia da cidade), que é comemorado no dia 26 de dezembro.
             O protagonista desta fascinante façanha que culminou neste grande evento, foi o nosso estimável amigo Seu Assis,mais conhecido popularmente  como Assis de Bengo, autor da promessa. Que teve o apoio moral e organizacional do seu filho, o nosso também estimado amigo Sargento Texeira. E é bom que aqueles que sempre participam, nunca esqueçam daqueles que mesmo de forma não intencional, foram quem deram origem a tão famosa cavalgada de São José de Marimbas, porque sabemos muito bem, que as coisas boas que criamos, os verdadeiros autores sempre caem no esquecimento, e com os autores da cavalgada pode não ser diferente. Vale ressaltar que nem Seu Assis e nem tão pouco Texeira, nunca deram importância pra isto, porque nunca ostentaram qualquer interesse em enaltecer os seus nomes pelo feito, porque como eu disse antes, não foi intencional e se tratava apenas de uma promessa, que se transformou neste grande evento cultural.
             Vimos neste ano de 2011, o quanto esse evento tem crescido, a administração pública municipal investiu um pouco mais, implantando um grande palco, lá naquele distrito de Marimbas, e levando para abrilhantar a festa, João Bandeira Jr e Banda, que sacudiu de verdade aquele povão, que mesmo com o atraso que houve, não arredou o pé, ficando até o final, tambem animaram a festa as Bandas: Bole-Bole de Uiraúna e Paraiso Musical, prata da casa do nosso querido Tango.

2 comentários:

  1. TA CERTO QUE CADA ANO QUE PASSA ESTE EVENTO SE TORNA MAIOR E GANHA MAIS IMPORTÂNCIA NO CENÁRIO TURÍSTICO DE CACHOEIRA DOS ÍNDIOS QUE CONTA COM ESCASSEZ E POUCO APROVEITAMENTO DESSES PONTOS! UM DOS PRINCIPAIS NO MEU PONTO DE VISTA É O CAMPO DE FUTEBOL DESTA CIDADE NO QUAL O PREFEITO TETA FRANCISCO INSSISTE EM RETIRÁ-LO PARA UM LOCAL MAIS AFASTADO DA CIDADE. ENFIM, O EVENTO DA CAVALGADA NO DISTRITO DE MARIMBAS AINDA DEIXA MUITO A DESEJAR EM RELAÇÃO A ESTRUTURA QUE DÊ TAMBÉM CONFORTO AOS SEUS VISITANTES COMO: FALTA DE ARBORIZAÇÃO PARA DAR SOMBRAS TENDO EM VISTA O ENORME CALOR E A PRESENÇA MARCANTE COMO SEMPRE HÁ DE SER DO ASTRO-REI! TAMBÉM AS CONDIÇÕES DAS ESTRADAS QUE LEVAM AO LOCAL COM PÉSSIMA QUALIDADE. ANO QUE VEM HAVERÁ ELEIÇÕES MUNICIPAIS, SERÁ QUE TUDO VAI MUDAR? PARABÉNS WELLINGTON BEZERRA POR SEU BLOG!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente....no quesito arborização e limpeza Marimbas é nota ZERO!!

      Excluir